
(Foto: Rádio Fique na Luz)
Vacinação de adolescentes depende de chegada de mais doses até setembro, diz secretário de Saúde
Em Pernambuco, há cerca de um milhão de pessoas entre 12 e 17 anos, segundo o governo. Na terça (27), União e conselhos de secretários anunciaram que quem tem essa faixa etária poderá ser imunizado.
Pernambuco espera orientações do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Nesta quarta (28), o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que, em reunião do Programa Nacional de Imunização (PNI), ficou decidido que é preciso aguardar a distribuição das vacinas para atender as pessoas acima de 18 anos, até o fim de agosto ou início de setembro.
Pfizer/BioNTech anunciaram eficácia de 100% da vacina em adolescentes
Em entrevista coletiva, nesta quarta, o secretário André Longo afirmou que há cerca de 1 milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos no estado.
"Passaremos a fazer a vacinação também desse grupo de adolescentes, começando com os que têm alguma doença pré-existente. Essa condição traz uma maior possibilidade de acometimento de doença mais grave. A definição do estado é seguir essa recomendação", declarou.
Em Pernambuco, o estado autoriza o envio de doses destinadas às faixas etárias, mas cada município decide, de acordo com características de sua população, a idade a ser vacinada
A última autorização foi para 40 anos, mas o Recife, por exemplo, está imunizando adultos a partir de 31 anos.
Sobre a vacinação de adolescentes, a prefeitura do Recife disse, por meio de nota, que está alinhada "às diretrizes dos planos nacional e estadual de imunização contra Covid-19 e aguarda nota técnica oficial do Ministério da Saúde para traçar a melhor estratégia".
Balanço
A informação sobre a vacinação de adolescentes consta num comunicado assinado pelo Ministério da Saúde, pelo Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e pelo Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) - órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alguns estados, como o Rio Grande do Norte, iniciaram um cadastro prévio para agilizar o processo. A previsão é de que a imunização dos menores de idade ocorra depois que toda a população de 18 anos ou mais receber ao menos uma dose de imunizante.
Pernambuco, atualmente, ocupa o 10º lugar entre os estados que mais vacinaram a população com primeira dose e o 14º no ranking de pessoas totalmente imunizadas.
Até a terça-feira (27), 4.122.083 pessoas foram vacinadas. Isso equivale a 42,86% dos pernambucanos. Os que receberam as duas doses ou vacina em dose única são 1.564.154, 16,27% dos moradores do estado.