Sábado, 19 de Abril de 2025

Buscar  
Brasil

Publicada em 22/11/21 às 22:49h - 60 visualizações
Ter uma vida espiritual é alimentar conscientemente a nossa relação com Deus.

dom total

 (Foto: Rádio Fique na Luz)
Tecendo relações
Ter uma vida espiritual é alimentar conscientemente a nossa relação com Deus. O importante é estabelecermos um "monitoramento" contínuo de como estamos vivendo nossa relação com Deus.

Ter uma vida espiritual é alimentar conscientemente a nossa relação com Deus. A vida espiritual é a vida cristã polarizada pelo reconhecimento da nossa relação com Deus e pelo seu desenvolvimento pela oração, meditação, vivência dos sacramentos etc.

Essa consciência é gradativa e crescente. Como tudo na vida, poderá se desenvolver ou, em outros momentos, definhar. Por culpa nossa ou por motivos alheios totalmente à nossa vontade. O importante é estabelecermos um “monitoramento” contínuo de como estamos vivendo nossa relação com Deus, uma percepção mais aguda e prazerosa das suas modalidades sempre novas de presença na nossa caminhada. E, para isso, será fundamental alimentarmos sempre nossa vida de oração.

Até então temos falado, de modo genérico, da nossa relação com “Deus”. É hora de considerar o fato que Deus é Trindade de Amor e de Comunicação. Por isso é essencial afirmar que a vida espiritual é o reconhecimento da relação com Deus de quem Cristo nos revelou o Amor. O papel de Cristo é primordial nessa definição, porque foi ele que nos ensinou o que era a vida espiritual e como temos que nos relacionar com o Pai, guiados pelo Espírito.
Portanto, a questão que temos que sempre ter presente é a seguinte: Cristo tem estado presente na minha vida de oração? É Ele o protagonista ou um mero coadjuvante?

Cristo na sua atenção constante ao Pai: ser Filho

A vida de Cristo não é unicamente orientada para seus discípulos e o povo. A sua relação fundamental é outra: Ele se volta sempre para aquilo que o constitui como Filho: a sua relação com o Pai. Esta é sua relação fundamental, que o constitui naquilo que é: Jesus se compreende somente como o Filho. Filho amado, em quem o Pai coloca todo o seu afeto! Somente a partir daí Ele entende a sua missão. Olhando para Cristo, também nós temos que compreender que, igualmente, nossa vida espiritual deve procurar, inicialmente, retomar consciência do elo fundamental que nos faz filhos e filhas de Deus.

Na nossa vida espiritual somos chamados a uma maior proximidade, conformação a Cristo. Quando falamos de “experiência mística” entendemos, inicialmente, uma experiência de conhecer internamente a Cristo. Santo Inácio faz notar, contudo, que não se trata de uma aproximação intelectual, mas sim afetiva e comprometida: de fato, ele nos pede que peçamos a graça de conhecer internamente a Cristo para mais amá-lo e segui-lo (servi-lo) (EE 104).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






TERÇO DA MISERICÓRDIA
Peça sua Música

  • Carmem Lima
    Cidade: Paulista
    Música: A rádio tá fora do ar
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Anuncie Aqui






Hora Certa

81 984317061

Estatísticas
Visitas: 160071






Converse conosco pelo Whatsapp!
A Esperança Está no AR
Copyright (c) 2025 - Rádio Fique na Luz - Todos os direitos reservados