
(Foto: prefeitura do recife)
Prefeitura divulga serviços municipais para o Carnaval do Recife 2025
Trabalho integrado das mais de 20 secretarias e órgãos que atuam na festa será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops)
A nova Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), instituída pela reforma administrativa que entrou em vigor no final do ano passado, ficará responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos ao Carnaval, articulando as ações das mais de 20 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. O trabalho será executado por meio do Centro de Operações do Recife (COP), vinculado à Seops, que funcionará presencialmente para garantir que tudo funcione a contento durante a festa.
O COP usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, ampliando, na Ilha do Recife, em mais de cinco vezes a quantidade de câmeras disponíveis em relação a 2024. As câmeras serão utilizadas para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos.
“A Seops atuará no carnaval de 2025 como instância articuladora dos diversos serviços que a Prefeitura entrega à cidade. Montamos um formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais, a partir de experiências exitosas anteriores e das adaptações e ajustes que identificamos como necessários para que a festa possa acontecer da maneira mais organizada e tranquila para todos”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebelo.
Diversos setores da Prefeitura do Recife, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança, Direitos Humanos e Assistência Social, Mulher, Controle Urbano, Trabalho, Saúde, Recentro, Turismo/Lazer e Cultura, atuarão de forma integrada, sob a coordenação da Seops, para acompanhar em tempo real o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem.
Folia terá 498 câmeras de videomonitoramento no Galo, Recife Antigo e polos descentralizados
A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) cumpre, durante o período carnavalesco, a função principal de realizar o patrulhamento preventivo ostensivo na cidade, de forma integrada com os demais órgãos de segurança (SDS/PE, Bombeiros e segurança privada). Além disso, a GCMR orienta os foliões quanto aos locais, atrações e horários das apresentações; promove a preservação do patrimônio público coibindo ações de vandalismo; recolhe documentos perdidos e os encaminha aos órgãos competentes; realiza o videomonitoramento dos espaços; atua em barreiras e em ações de ordenamento urbano; fiscaliza danos ao meio ambiente, ruídos e perturbação do sossego através da Brigada Ambiental e atua no combate à violência contra a mulher por meio da Brigada Maria da Penha, em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife, entre outras atividades.
A Guarda Civil Municipal irá atuar no Carnaval do Recife 2025 com um total de 4702 lançamentos até o encerramento de toda a operação.