
(Foto: cnn)
Em novo boletim médico, divulgado nesta terça-feira (18), o Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, informando que o pontífice tem “pneumonia bilateral”. No comunicado, a Santa Sé informa que o papa segue com um quadro clínico considerado “complexo”, mas continua bem-humorado.
A pneumonia bilateral é uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos que afeta ambos os pulmões.
“O pulmão do lado direito é dividido em três partes; o do lado esquerdo é dividido em duas partes. Então, eu posso ter uma pneumonia grave disseminada de um pulmão só, que passou da parte de cima, para a parte média e a parte de baixo; e eu posso ter uma pneumonia dos dois lados, que não seja até tão grave quanto a unilateral. O fato de seu bilateral é que tem o acometimento do pulmão esquerdo e direito”, explica Marcelo Rabahi, médico pneumologista do Hospital Albert Einstein, à CNN.
Segundo o especialista, a pneumonia bilateral não necessariamente é mais grave do que a unilateral, apesar de, muitas vezes, indicar um quadro de saúde mais complexo.
“Uma situação interessante é que, muitas vezes, na pneumonia bilateral, o que tem do outro lado não é uma infecção por bactérias ou vírus, mas, sim, uma inflamação”, explica. “A pneumonia começa com um agente bacteriano, viral ou fúngico e, em determinado momento, ela leva a uma resposta inflamatória que fica em dois lados, e isso representa uma gravidade maior”, completa.