Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Buscar  
Mundo

Publicada em 05/03/25 às 01:17h - 10 visualizações
Zelensky propõe trégua no céu e mar e diz querer \'consertar as coisas\' com Trump

PCR

 (Foto: PCR)
Zelensky propõe trégua no céu e mar e diz querer 'consertar as coisas' com Trump

Zelensky também afirmou estar disposto a firmar um acordo sobre a exploração dos recursos naturais ucranianos pelos Estados Unidos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs nesta terça-feira uma trégua com a Rússia que interrompa os ataques aéreos e marítimos, além de conversas sobre "uma paz duradoura" sob "a liderança" do presidente americano, Donald Trump, com quem disse querer "consertar as coisas".

Zelensky também afirmou estar disposto a firmar um acordo sobre a exploração dos recursos naturais ucranianos pelos Estados Unidos.

Um dia após Washington anunciar uma pausa em sua ajuda militar à Ucrânia, Zelensky disse ter pedido "informações oficiais" sobre essa decisão, e ressaltou que os dois países "merecem um diálogo respeitoso e uma posição clara".

"Minha equipe e eu estamos dispostos a trabalhar sob a liderança do presidente Trump para conseguir uma paz duradoura", publicou o presidente ucraniano um pouco antes, na rede social X, assegurando que queria "consertar as coisas" após a discussão acalorada de sexta-feira.


"As primeiras etapas poderiam ser a libertação de prisioneiros e uma trégua no céu, [com] proibição de mísseis, drones de longo alcance, bombas contra infraestruturas" civis, sobretudo energéticas, e "uma trégua no mar imediatamente, se a Rússia fizer o mesmo", indicou o presidente ucraniano.

Zelensky assegurou que a Ucrânia é "grata" aos Estados Unidos por sua ajuda militar, no que parecia ser uma resposta às críticas de Trump, que o havia acusado de ingratidão em relação a Washington por seus esforços para pôr fim à guerra, durante o bate-boca de sexta na Casa Branca.

Mobilização europeia
O assessor da Presidência ucraniana Mykhailo Podoliak disse hoje que estava "discutindo opções" com os parceiros europeus, no mesmo dia em que a União Europeia (UE) lançou um plano de rearmamento dos seus membros que poderia mobilizar até 800 bilhões de euros (4,9 trilhões de reais) para a Defesa.

"A Europa enfrenta um perigo claro e imediato de uma magnitude que nenhum de nós jamais conheceu em nossa vida adulta", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em carta aos líderes dos 27 países-membros. O projeto será analisado nesta semana, durante uma reunião de cúpula europeia focada na Ucrânia e na segurança da Europa.

O futuro chefe de governo da Alemanha, Friedrich Merz, anunciou que seu país destinará um pacote adicional de 3 bilhões de euros em ajuda militar à Ucrânia. Já o premier polonês, Donald Tusk, considerou a situação "muito grave" e que os europeus devem "estar à altura", e lamentou que os Estados Unidos tenham tomado essa decisão "de grande importância política" sem ter "consultado" nem "informado" seus aliados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






NA LUZ DO FORRÓ
Peça sua Música

  • Carmem Lima
    Cidade: Paulista
    Música: A rádio tá fora do ar
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Anuncie Aqui






Hora Certa

81 984317061

Estatísticas
Visitas: 159697






Converse conosco pelo Whatsapp!
A Esperança Está no AR
Copyright (c) 2025 - Rádio Fique na Luz - Todos os direitos reservados