
(Foto: Rádio Fique na Luz)
O vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB), assumiu interinamente a liderança da Prefeitura do Recife na última sexta-feira. O prefeito João Campos (PSB) anunciou, em suas redes sociais, que entrou em recesso para um breve período de descanso, sem especificar quantos dias exatamente. Com isso, esta é a primeira vez que Marques ocupa o comando do Executivo municipal.
O fato de Victor Marques assumir a gestão logo no início do segundo mandato de João Campos demonstra a relação de confiança entre prefeito e vice, além da disposição de dar destaque ao vice-prefeito nos primeiros dias do governo. Victor Marques ainda foi escalado por João Campos para assumir a Secretaria de Infraestutura, uma das pastas mais estratégicas e responsável por algumas das principais ações da administração.
Nos afastamentos do chefe do Executivo, o vice-prefeito é o responsável por assumir a liderança da prefeitura. No entanto, a interinidade de Victor Marques possui um componente especial. Isso porque o nome de João Campos é cotado para disputar as eleições em 2026 contra a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Caso, de fato, o socialista concorra ao governo, ele terá que deixar a prefeitura do Recife já no ano que vem. Com isso, Victor Marques se tornaria o prefeito do Recife até o fim de 2028. Com isso, até o prazo de desincompatibilização para o pleito, os olhos estão voltados para o trabalho de Victor Marques.